O que fazer em caso de falecimento de um familar?

02 de outubro de 2018
Nesses casos podem ocorrer duas situações:

1ªSituação:
Quando a pessoa falece em casa e tem acompanhamento médico domiciliar, deve-se avisar ao médico que fazia esse acompanhamento para que ele possa preencher a declaração de óbito. No entanto, um membro da família deverá se dirigir ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito) no Hospital da Polícia Militar e solicitar uma Declaração de Óbito Domiciliar, pois somente hospitais ou estabelecimentos regulamentados e fiscalizados pelo Ministério da Saúde podem fornecer esse documento. A partir disso, é que o médico que acompanhava o falecido poderá fazer o preenchimento da declaração de óbito. Uma vez preenchida, o familiar deverá retornar ao SVO para entregar uma via ao Hospital da Policia Militar.

2ª Situação:
Quando ocorre o falecimento de uma pessoa em casa e ela não tem acompanhamento médico, sendo vítima de morte natural e não violenta, a Funerária poderá remover o corpo para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito) no Hospital da Polícia Militar, que irá fornecer a Declaração de Óbito. No caso de morte violenta dentro de casa, a família deverá solicitar a presença da Policia Civil, para que o corpo seja removido para o IML (Instituto Médico Legal), onde o Médico Legista após os exames, fornecerá a Declaração de Óbito.

Nas duas situações apresentadas, é necessário que o cessionário ou um familiar da pessoa falecida entre em contato com a administração do Jardim da Paz para solicitar os serviços adequados.